Clarim - Livro
Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu
Evento debate e incentiva a adoção de crianças e adolescentes em Araxá
16/05/2018, às 08:55:33

Araxá recebe a primeira Semana Municipal de Incentivo à Adoção de Crianças e Adolescentes entre os dias 20 e 25 de maio. A ação é organizada pelo Grupo de Apoio à Adoção e à Convivência Familiar e Comunitária de Araxá “Aquecendo Vidas”, com apoio do Ministério Público. A semana foi instituída por meio de uma Lei Municipal de autoria do vereador Raphael Rios. A programação conta com capacitação para a rede de proteção à infância e juventude de Araxá, palestras e uma caminhada com manhã de lazer na Estância Hidromineral do Barreiro.

De acordo com a terapeuta familiar e coordenadora do Aquecendo Vidas, Luciana Namias Vicente, as ações durante a semana visam conscientizar a população para a importância da família biológica ou adotiva no desenvolvimento de crianças e adolescentes. “Todas as crianças e adolescentes devem ser adotados pela sua família biológica. Quando isso não acontece, as famílias formadas pela adoção legal devem garantir o pleno desenvolvimento do ser. Buscamos também incentivar as adoções legais, garantindo que sejam seguras e para sempre”, destaca Luciana.

A Semana Municipal de Incentivo à Adoção vai trabalhar temas como o significado da adoção, a função e importância da família para a criança e o adolescente, como deve ser o processo de adoção legal, como funciona a Rede de Proteção Municipal, quais os cuidados que o adulto deve ter com a infância, além da Entrega Legal como direito da mulher visando a garantia de direitos da criança.

Desafios - Luciana destaca que reverter a falta de informação sobre o tema é um grande desafio. “A desinformação gera transtornos em diferentes âmbitos, gera preconceito com a família adotiva e com o ato de adotar. Além disso, submete as famílias a dificuldades em atendimentos da saúde, nas escolas e em outros ambientes. Infelizmente, a infância e a adolescência não são vistas e atendidas com a devida prioridade de que trata nossa legislação”, diz. A terapeuta lamenta que a adoção ainda é uma opção que gera desconforto e muito preconceito. “Outro grande desafio enfrentado, no que diz respeito aos processos em si, é a morosidade. Infelizmente, na nossa comarca, apesar de termos mais de 100 mil habitantes, não temos uma Vara da Infância especializada (ela é cumulada com a vara criminal e execução penal) o que também gera a escassez de servidores que compõem a equipe técnica”, acrescenta Luciana. Luciana ressalta que a infância tem prazo de validade, e cada dia que uma criança ou adolescente passa numa instituição de acolhimento, por melhor que ela seja, marca sua vida de forma bastante ostensiva.

“Aquecendo Vidas” - O Grupo “Aquecendo Vidas” realiza reuniões mensais na sede da Associação Comercial (Acia), sempre na última terça-feira do mês. Os encontros reúnem famílias que já adotaram, pessoas que estão na fila da adoção e outros interessados no tema. O trabalho também engloba visitas de apoio às famílias em processo de adoção ou que já se tornaram adotivas, parceria com técnicas da Vara da Infância e Juventude para lidar com assuntos pertinentes à adoção, eventos de conscientização e esclarecimento sobre a adoção. Além disso, o “Aquecendo Vidas” também firma parceria com as instituições de acolhimento da cidade para levar atividades e outros referenciais para crianças institucionalizadas.
Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Comunicação e Tecnologia