Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
CBMM e Giaffone Racing lançam a EXO Nb, primeira linha de UTVs com a tecnologia do Nióbio
26/05/2021, às 11:59:16
CBB



Veículos off-road nas versões etanol e híbrida contam com estrutura de aço avançado com Nióbio, o que confere mais resistência, leveza e segurança. 

A CBMM, líder global na produção e comercialização de produtos de Nióbio, e a Giaffone Racing, especializada na produção de carros e motores de competição, lançaram os primeiros UTVs produzidos no Brasil com a tecnologia do Nióbio, a linha EXO Nb. Os carros, utilizados em competições off-road, possuem estruturas ultra resistentes e são até 10% mais leves que os concorrentes, graças a adoção de materiais que contam com adição de Nióbio em suas composições. Com isso, além de atingir maior velocidade em menor tempo, os novos UTVs também apresentam ganhos em resistência e no custo operacional, resultando em economia de combustível e maior vida útil dos componentes. 


Giaffone5

A parceria teve início com um teste da aplicação de aço microligado com Nióbio nos veículos já produzidos pela Giaffone Racing. O resultado foi surpreendente e as empresas optaram pelo desenvolvimento de um projeto totalmente novo. “A parceria contou com uma intensa troca de tecnologia e conhecimento. A aplicação de produtos de Nióbio impactou em uma melhora significativa na performance do veículo”, explica Érico França, analista de desenvolvimento de mercado da CBMM, que acompanhou o desenvolvimento do projeto pioneiro no Brasil. 

UTV_8

“É um orgulho para nós trabalhar em parceria com uma empresa referência em seu segmento, como a CBMM, e poder trilhar um caminho de aprendizado e de intensa troca para garantir o sucesso desses novos desenvolvimentos”, afirma Zeca Giaffone, diretor da Giaffone Racing. “O desafio agora é desenvolver a versão híbrida, pois é um mundo totalmente novo para nós e um processo bastante complexo, mas estamos confiantes e empenhados em promover evoluções para o motorsport brasileiro”, completa.

UTV_9

Além da versão de motorização a etanol, a linha EXO Nb conta com uma versão híbrida (etanol e elétrica), o EXO Nb-Hybrid, que será a principal atração tecnológica do Sertões 2021, o maior rally das Américas, que acontece de 12 a 22 de agosto, com largada inédita da praia da Pipa, no Rio Grande do Norte. “A jornada do Sertões, de se tornar um evento carbono zero, pautado pelas melhores práticas de sustentabilidade, tem a CBMM como grande parceira de seu roadmap tecnológico. Além desta nova linha de UTVs pretendemos ainda incorporar a versão totalmente elétrica ao longo das próximas edições do Sertões, mostrando que podemos sim desenvolver tecnologias no país, com a união de empresas inovadoras e genuinamente brasileiras”, destaca Giuliano Michel Fernandes, gerente de marketing e comunicação da CBMM.

UTV_82

Com seu DNA inovador, a CBMM atua em parceria com diversas empresas e montadoras na aplicação do Nióbio para otimização dos materiais. No motorsport, além da linha EXO Nb no Sertões, a empresa é responsável por fornecer a tecnologia presente nas estruturas do Odyssey 21, o e-SUV mais extremo do mundo, utilizado na Extreme E, outra categoria que passará pelo Brasil em 2021.

UTV_3

Sobre a CBMM - Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 400 clientes, em 40 países. Sediada no Brasil, com escritórios e subsidiárias na China, Países Baixos, Singapura, Suíça e Estados Unidos, a companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial e energia. Fundada em 1955, em Araxá, Minas Gerais, a CBMM conta com um programa de tecnologia que amplia as aplicações do Nióbio e contribui para o crescimento e diversificação deste mercado. Em 2019, a companhia investiu na 2DM, empresa com sede em Singapura, dedicada à produção de Grafeno.



banner-clarim

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia